Seguidores

terça-feira, 28 de julho de 2009

MARIA CLARA SEGOBIA, CONSULESA ZONA SUL, PORTO ALEGRE



A Consulesa dos Poetas del Mundo, Maria Clara Segobia
da Zona Sul de Porto Alegre


Esta mulher Alegre, de bem com a vida é Maria Clara Segobia, mãe da Melissa e da Márcia, nascida em Porto Alegre, em 17 de agosto de 1949.
Trabalhou na FEBEM, por onde se aposentou em 1999 e o gosto pela poesia, descobriu por acaso, ao ver uma delas publicada num jornal da cidade, o que lhe despertou a vontade de continuar escrevendo.
Uma amiga em comum lhe indicou o fundador da Casa do Poeta Rio-Grandense, Nélson Fachinelli, que lhe abriu as portas, tanto da Casa, como para o mundo da poesia. Não só isso, com ele aprendeu o ativismo cultural, que vem realizando nestes últimos 8 anos de sua vida.
Quando se pergunta onde está Maria Clara?



Ela e seu amigo José Moreira da Silva, escritor e poeta

Está voando pra cá e pra lá, dificilmente a encontramos na cidade, ou está viajando pelos países latinos ou por algum encontro cutural de nosso País. E por conta dessas viagens vai recolhendo testemunhos e registrando o trabalho de poetas, escritores e artistas que encontra. Leva assim a voz do Rio Grande do Sul por onde passa e faz amigos, muitos amigos, por seu jeito alegre e comunicativo, e deixa uma uma legião de admiradores e fãs.
Em sua casa há vasto material, documentos, livros, fotos, filmes, entrevistas, tudo que realiza pela cultura. Possivelmente, se for parar para reunir tudo, ela terá uns cinco livros pra publicar, muitos filmes para lançar, e torcemos por isso.
Ela, pela atuação expressiva, agrega movimentos, quer somar e, com isso, representa nos locais onde desembarca os Poetas del Mundo, como Consulesa da Zona Sul e o Proyecto Cultural Sur, como Coordenadora, ambos por Porto Alegre.


Maria Clara recebe o troféu
Destaque da Poemas à Flor da Pele julho/2009

Formada em Pedagogia Educacional e prática de ensino em Filosofia, Didática e Psicologia da Educação. Aposentada da FEBEM desde 1999 atual FASE. Participou de várias Coletâneas e Antologias pelo Brasil e países latinos.
Em 2002 recebeu da editora Shan o 1º lugar no Concurso “Insigne Poeta”.
Em Fortaleza recebeu o troféu “Destaque Brasil 10 anos qualidade internacional” pelas atividades culturais realizadas em São Paulo no programa “Projeção na TV”.
Pertence á Associação Nacional dos Jornalistas e Comunicadores de Eventos Culturais e Turísticos, ANJEC em São Paulo.
Em 2005 em viagem a Paris fez cobertura turística e cultural.
Participação ativa do “Festival Brasileiro de Poesia” representando Nelson Fachinelli, em São Paulo.
Em visita á Goiânia conheceu várias entidades culturais, recebendo o título de Delegada Especial pelo coordenador Dr.Joaquim Moncks pela POEBRAS.

Coordenou a Antologia “Prosa & verso” em homenagem á Nelson Fachinelli, 2005.

Participou do “Festival de Poesia” em Paraty como poeta e como repórter fez cobertura do Evento para o programa ”Projeção na TV” em São Paulo.

Criou o “Troféu Nelson Fachinelli Operário das Letras”, Boton alusivo aos 39 anos da Casa do Poeta Rio-Grandense e o troféu “9ª Imagens de Quintana até a “11ªImagens de Quintana”.
Colaboradora permanente do programa Radial “Dicho Sea de Paso”, de Perpétua Flores em Buenos Aires desde 2.000.


Recebe o diploma destaque do Movimento Cultural Sureado,
de Washington Gularte,
das mãos de sua amiga Perpétua Flores, da Argentina
Dezembro/2008


Participações:
“Festival de artes 2006” em Mar Del Plata; em 2007, “III Encontro Internacional de Artes e Letras” em Montevidéu;
Belôs Poéticos em Belo Horizonte, sendo que em 2009 foi homenageada como ativista cultural o exterior;
“La Palabra em Movimiento” em San Martin, Buenos Aires;
Em 2008, Encontro Internacional de Poesia “Navegando Cielo Del Mundo” no Chile.
Há oito anos faz a cobertura do carnaval , SP.
Maio de 2008 participou do 3º Encuentro Latinoamericano: “Buenos Aires Poesia” – Reunión de voces” do grupo Pretexto e do “Obelisco Regala Poesia”;
Também em Buenos Aires na Coordenação de Maria Elena Sancho, representando o Brasil e o proyecto Cultural Sur.


A convite de Perpétua Flores participou no Diario Del Viajero das homenagens ao grande historiador e professor Arturo Berenguer Carisomo no salão de atos, organizado por Perpétua, sua esposa.
O Diretor e fundador Dr. Carlos Besanson presenteou-a com três gravações em CDS com poesias e músicas brasileiras, de sua autoria, além da participação especial de Perpétua Flores. Participou da 1ªBienal de Poesia em Brasília em setembro de 2008; Em Monteviéo no Centro Hispanoamericano de Artes y Letras no “IV Encuentro Internacional”, setembro de 2008; Conferência Brasil contra a Vilência”, superação da violência e promoção da Cultura da Paz no Conselho Federal da OAB, em Brasília;

Discurso emocionado pelo Diploma recebido
do
Movimento Cultural Sureado Dezembro/2008


Participa, há 8 anos, ativamente do Congresso Brasileiro de Poesia e do Encontro Latino Americano da Casas de Poetas, sob a Coordenação Geral de Ademir Bacca.
No XVI Congresso de Poesia, outubro/2008, recebeu o cargo de secretária geral, em Bento Gonçalves;
Em outubro de 2008 do VII Mega Encuentro Internacional y XII Nacional de Poetas , “Leoncio Bueno” na cidade de Callao, Lima, no Perú, onde recebeu o cargo de Presidente da Casa do Poeta peruano, para o Brasil;

Pertence ao Clube dos Escritores de Piracicaba.
Associada da Casa do Poeta Riograndense, Movimento Poético Nacional, SP, Academia de Artes Ciências e Letras Castro Alves, de Porto Alegre.


Blog: Despertar de um sonho
http://mariaclarasegobia.blogspot.com/2008_06_01_archive.html
E-mail: mclsegobia@hotmail.com
Site: http://proyectoculturalsurpoa.ning.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário